quarta-feira, 24 de julho de 2013

Carvão de coco

São chamados carvões de coco, os carvões naturais feitos a partir da casca do coco. Este tipo de carvão é o mais ecologicamente correto, pois nenhuma árvore é derrubada para produzi-o. Os carvões de coco fazem mais calor, não exalam cheiro nem dão gosto no fumo. A duração média destes carvões é de pouco mais de 1 hora e com poucas cinzas.
A maioria dos carvões de coco começam com a palavra coco ou tem um coco na caixa. O Coco Nara foi o pioneiro na fabricação deste carvão.
Marcas mais famosas: Coco Nara, Coco King*, Coco Beast*, Coco Mazaya, Coco Jamra, Eco Nara, Chronic, Gaya, Exotica e Al Fakher Charcoals.
*Somente comercializados no Brasil
*Atenção! Não recomendamos o uso de alcool ou qualquer meio inflamável para  o acendimento do carvão, recomendamos o uso de  fogareiros elétricos (veja em acessórios).
Coco Nara

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Inca alerta para malefícios do consumo do narguilé

Inca alerta para malefícios do consumo do narguilé

Foto: Ocean/Corbis
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, embora o Brasil tenha motivos para celebrar a redução da prevalência de fumantes nos últimos anos, o uso do narguilé vem chamando a atenção dos profissionais da saúde. De acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (PETab), realizada em 2008 peloIBGE em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), já são quase 300 mil consumidores do cachimbo oriental.
E entre estudantes universitários da área de saúde – em pesquisa feita nos municípios de São Paulo, Brasília e Florianópolis – do total das pessoas que declararam consumir com frequência outros produtos de tabaco (além do cigarro industrializado), mais de 55%, declararam fazer uso do narguilé.
Em São Paulo, esse percentual chegou a aproximadamente 80%, de acordo com a pesquisa Perfil de Tabagismo em Estudantes Universitários do Brasil (PETuni) coordenada pelo Inca.
Em São Paulo e Brasília, a apuração foi feita no ano passado; e em Florianópolis, em 2007.
“O fato de esses universitários pertencerem à área da saúde preocupa ainda mais, justamente por eles estudarem os malefícios do tabaco para o organismo. O narguilé engana, dando a sensação de que as impurezas do tabaco são filtradas pela água, o que é um equívoco”, diz o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.
Segundo o pneumologista da Divisão de Controle do Tabagismo do instituto, Ricardo Henrique Meirelles, uma sessão de narguilé expõe o fumante à inalação de fumaça por um período muito maior do que quando ele fuma um cigarro. O volume de tragadas do narguilé pode chegar a 1.000 ml em uma sessão de uma hora. Já o volume de tragadas do cigarro alcança 30 a 50 ml entre cinco a sete minutos. “Uma simples sessão de narguilé consiste em uma centena de ciclos de tragada. Podemos afirmar que em uma sessão, o fumante inala uma quantidade de fumaça equivalente ao consumo de 100 cigarros ou mais”, alerta o especialista.
Composição - O narguilé é um grande cachimbo composto de um fornilho (onde o fumo é queimado), um recipiente com água perfumada (que o fumo atravessa antes de chegar à boca) e um tubo, por onde a fumaça é aspirada pelas várias pessoas que compartilham uma sessão. “Quando se aspira pelo tubo, o ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco, produzindo a fumaça que desce, passa pela água, onde é resfriada, e segue pelo tubo até ser aspirada pelo fumante e expirada em seguida”, explica o médico.
Como qualquer outro produto derivado do tabaco, o narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas do cigarro convencional. Porém, análises comprovam que sua fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas do que na fumaça do cigarro.
Além do tabaco é colocado carvão em brasa. A queima do carvão produz substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando os riscos para seus consumidores.
“Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão de que o organismo fica mais tolerante, o que é errado. Desse modo, a pessoa vai inalando uma quantidade muito maior de toxinas, sem sentir tanto incômodo”, afirma Meirelles.
O narguilé contém aditivos aromáticos, em geral, muito agradáveis, que acabam levando jovens a participar de sessões de fumo desse produto, levando-os a se tornarem dependentes de nicotina, e futuros consumidores de cigarros.
“Os malefícios à saúde causados a quem frequenta ambientes em que o narguilé é consumido, são bem parecidos com os que atingem aos fumantes passivos, que têm mais chances de desenvolver doenças tabaco-relacionadas. A concentração dessas substâncias no organismo tem efeito cumulativo, ou seja, quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos”, completa.
Vigilância - De acordo com as informações da pesquisa Vigilância de Tabagismo em Escolares (Vigescola), doMinistério da Saúde (MS), a prevalência do consumo do narguilé, em São Paulo, se destaca: 93,3% dos entrevistados que consomem outros produtos do tabaco fumado, além do cigarro industrializado, declararam usar o narguilé com maior frequência.
Em Campo Grande (MS), 87,3% dos estudantes entrevistados disseram preferir o cachimbo oriental. Já em Vitória, o percentual ficou em 66,6%.
A coordenadora da Divisão de Epidemiologia do Inca, Liz Almeida, chama a atenção para o fato de o narguilé ser um cachimbo que pode ser usado por várias pessoas simultaneamente, o que reforça o aspecto da socialização, muito importante para os jovens. “O cachimbo, por ser um veículo apenas, não contém nenhuma advertência sobre os riscos à saúde, como é o caso dos produtos industrializados. O que torna esse tipo de prática muito atrativa para os jovens, porque pode ser usado simultaneamente por até seis pessoas, reforçando a socialização”.

sábado, 13 de julho de 2013

Narguile mais caro do mundo :Meduse Pipes U$$3.000,00

O Narguile mais caro do mundo; Meduse Pipes
Totalmente moderno e bem trabalhado, o Meduse Pipes hoje é o narguile mais sofisticado e caro do mundo, podendo ser importado da República Tcheca, ele está valendo hoje cerca de U$3,000.



Como podemos ver, ele é muito bonito. Tem modelos até com Neon que mudam de cor. E parece que fuma muito bem também.

Segue o Link de um video para vocês verem: http://www.youtube.com/watch?v=WsXXhNiawIo

Essas são as poucas informações que se tem sobre o Meduse, sendo toda sua fonte apenas em Tcheco é meio complicado para saber mais. Vejam cada modelo perfeito.



Enfim, quem não gostaria de ter um né? 

sexta-feira, 12 de julho de 2013

ARGUILE (NARGUILÉ) ou SHISHA

ARGUILE  (NARGUILÉ) ou SHISHA
História
Arguile (Narguilé como alguns falam) ou "shisha" ou goza, como é conhecido no Egito ou países do Norte da África, é um cachimbo de água.
Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), narguilê, narguila, nakla etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água antes de chegar ao fumante. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.
Há um fumo especial para arguiles, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola. Embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares.
Quando se aspira o ar pelo tubo, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser aspirada pelo usuário. O mais usual é que a fumaça não seja tragada.
O arguile tem como origem o Oriente. Uma das versões é a de que o arguile teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de arguiles na Pérsia (atual Irã) e na Mesopotâmia (região entre os Rios Tigre e Eufrates - atual Iraque). As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo (o nome origina-se do persanārgil, que significa "coco"). Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais (principalmente dos países europeus), o arguile, já similar ao que conhecemos hoje (com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal), começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.
As cruzadas também auxiliaram a espalhar o arguile pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o arguile foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.


Partes

O arguile é formado pelas seguintes peças:
  • Base: peça central do arguile; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como arak, sucos ou essências naturais). Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.
  • Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.
  • Fornilho (rosh ou cabeça): peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o tabaco e, por cima deste, o carvão em brasa.
  • Abafador: Artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.
  • Mangueira: é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do arguile (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em arguiles usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.

Funcionamento

Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.

Fumo

Há um fumo especial para narguilés, usualmente feito com tabaco, melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola e Red-Bull. Embora também seja possível encontrar fumos não-aromatizados, estes progressivamente perderam espaço para os aromatizados, que hoje são muito mais populares.

Saúde

Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do arguile, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde. Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro.
Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do arguile contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, câncer exofaríngeo, enfisema (causa a perda de capacidade respiratória e uma oxigenação insuficiente), doenças cardíacas, problemas dentais entre outras. E que, em uma sessão de arguile - que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma inalada ao se fumar 100 cigarros comuns.
A Academia Estadunidense de Periodontologia afirma que o uso do arguile é comparável ao cigarro, em relação aos riscos de doenças da gengiva.
George Loffredo, professor da universidade de Georgetown que conduziu estudo sobre o uso do arguile no Egito acredita que, comparado ao fumante típico de cigarros, o fumante de arguile expõe-se mais a toxinas como nicotina e monóxido de carbono.
A Realidade dos Arguiles...
Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para perigos do "tabagismo  alternativo" - 31/05/2006
Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) desfez a crença de que os cachimbos de água, o fumo para mascar e o cigarro indiano conhecido como "bidi" são mais saudáveis do que os cigarros normais, porque seriam menos prejudiciais.

Por ocasião do Dia Mundial Sem Tabaco, nesta quarta-feira, OMS defendeu a necessidade de conscientizar a população de que todos os produtos relacionados ao tabaco são altamente viciadores e prejudiciais para a saúde. 

"O problema desses produtos é que as pessoas não os conhecem bem. A cultura popular diz que eles têm menos efeitos nocivos, mas não existem estudos que nos permitam ter números globais", disse a diretora da Iniciativa Livre de Tabaco da OMS, Yumiko Mochizuki, em entrevista coletiva ontem.

Um claro exemplo é o cachimbo de água - arguile - que, embora seja muito tradicional no Sudeste Asiático e no Oriente Médio, está sendo usado em outras partes do mundo, segundo Douglas Bettcher, coordenador da mesma iniciativa da OMS.
"[O cachimbo de água] está cada vez mais em moda no Ocidente, especialmente entre os jovens, que, como seus pais, acham que seus efeitos não são tão nocivos como o cigarro comum", explicou Bettcher.

No entanto, o coordenador advertiu que uma pessoa que fuma o cachimbo de água - conhecida como shisha e narguilé- durante uma hora inala fumo equivalente entre 100 e 200 cigarros.

Ao contrário da crença popular, esses cachimbos de água têm nicotina suficiente para criar dependência, mas, por estar menos concentrada, reduz as náuseas e permite que o consumidor consiga ficar mais tempo exposto às substâncias cancerígenas do tabaco e a gases perigosos, como o monóxido de carbono. Além disso, esses cachimbos de água geralmente são compartilhados com desconhecidos, o que aumenta o risco de se contrair outras doenças como herpes, hepatite ou até tuberculose (transmitidas pela saliva contaminada).

Em relação ao fumo de mascar, os analistas advertem que essa versão pode causar câncer no cérebro, no pescoço, na garganta e no esôfago, assim como várias doenças bucais e dentais muito graves. O fumo de mascar causa 90% de todos os casos de morte por câncer na Índia, segundo a OMS, que relata que outros produtos como os "kreteks" (cigarros doces que misturam fumo e cravo) e os "bidis", feitos à mão e com aromas exóticos, típicos da Índia, são erroneamente considerados mais saudáveis.

Para fumar esse tipo de cigarro, é necessário que se trague mais rapidamente, o que significa maior absorção de nicotina, enquanto a de alcatrão chega a triplicar.Sobre os puros, a OMS adverte que alguns possuem tabaco suficiente para 20 cigarros e que, inclusive os que não tragam, têm entre duas e cinco vezes mais chances de ter câncer de pulmão.

O problema desse tipo de produtos relacionados ao tabaco é que mal estão regulamentados, e não existem estudos globais que reflitam como prejudicam a saúde da população. Além disso, como têm "melhor reputação" do que os cigarros, "a indústria do fumo reforça a comercialização deste tipo de produto para atingir um novo público, que de outra forma poderia escapar", disse Bettcher.

Esse é o caso, por exemplo, das mulheres de certos países, muitos deles árabes, onde "é errado que fumem cigarros, mas não que usem shishas (cachimbos de água)".

Por isso, os especialistas advertem que os números sobre os efeitos nocivos do fumo (que mata uma pessoa a cada 6,5 segundos) são relativos apenas aos fumantes de cigarros, e não às milhões de pessoas que consomem o fumo de outras formas.

A OMS calcula que, dos 1,3 bilhão de pessoas que fumam cigarro no mundo, pelo menos a metade morrerá por causa da dependência.

Fonte: www.folha.com.br 

 

Loja do mercado Khan el Khalili  (Cairo-Egito)

Extraído do site da
Presidência da República Federativa do Brasil
(Conselho Nacional de Política Sobre Drogas - CONAD)
Tão perigoso quanto o cigarro
  • O narguilê, narguilé ou arguile está se popularizando no Brasil e virando moda, principalmente entre os jovens, em festinhas de fim de semana ou reunião entre amigos. Muitos pais e até mesmo os próprios usuários não sabem que este produto consegue ser bem mais tóxico que o maléfico cigarro.
    Para quem não está se recordando do assunto, o narguilê é uma espécie de cachimbo largamente usado pelos turcos, hindus e persas, composto de um fornilho, um tubo, um vaso cheio de água ou algum outro líquido (vodka, arak, licor, etc) por onde o tabaco passa antes de chegar à boca. É denominado por alguns adolescentes de ´´cachimbo da paz´´, pois trata-se de um fumo coletivo, passando de boca em boca.
    O economista e comerciante, proprietário da Casa de Chá e Café Árabe Khan el Khalili de São Paulo, Jorge Sabongi, conhece o assunto, uma vez que seu Café o faz pesquisar diversos costumes árabes. Ele conta que o nome narguilê vem do Persa ´´narguil´´, que quer dizer ´´coco´´ porque as primeiras bases encontradas na Pérsia e na Mesopotâmia eram redondas de côco ou madeira. ´´É conhecido pelos povos árabes como Arguile ou Shisha. E como Hookah na Índia e Turquia´´, diz.
    ´´No Brasil, acredito que pelo desconhecimento dos efeitos que ele possa causar, o narguilê tornou-se um modismo entre os jovens. Tornou-se in. Na verdade, públicos de todas as idades embarcaram, do ano 2000 para cá, nesta aventura de fumar arguile com a simplicidade como se toma um suco natural nos bares. Só que os efeitos de um suco e o fumo são diametralmente opostos´´, alerta.
    O fato é que muitas pessoas justificam que o narguilê seria inofensivo porque a água ou outro líquido dentro do vaso supostamente filtraria os malefícios do tabaco. Mas isso não é verdade. Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) mostrou que uma sessão de arguile equivale a nada menos do que fumar 100 cigarros. A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma.
    O pneumologista Carlos Alberto Viegas, autor do estudo, conta que a água ou líquido aquecido filtra apenas 5% das impurezas. Outra falsa informação é a de que o produto não vicia. As altas concentrações de nicotina denunciam o engano. Também se deve levar em consideração que o ato de compartilhar a biqueira com outras pessoas pode transmitir doenças como herpes, hepatite e até tuberculose.
    Sabongi conta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que a fumaça do arguile contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. ´´Ao contrário da crença popular, esses cachimbos de água têm nicotina suficiente para criar dependência, mas, por estar menos concentrada, reduz as náuseas e permite que o consumidor consiga ficar mais tempo exposto às substâncias cancerígenas do tabaco e a gases perigosos, como o monóxido de carbono´´, explica.
    O pior de tudo é que o narguilê está servindo para experiências ´´espetaculares´´ à diversas pessoas. Muitos grupos de amigos resolvem colocar bebidas com alto teor alcoólico onde deveria ir água, misturam balas de menta moídas com o fumo e usam inclusive para fumar maconha de uma forma diferente. ´´Isso é real. Infelizmente entre os jovens da atualidade existe um modismo e uma apologia ao uso da droga. Tudo isso é fruto de má formação emocional nos lares, onde a auto-estima não é cultivada desde a tenra idade. Mas este seria um estudo de sociologia amplo para discussão´´, observa Sabongi.
    O que vale deixar bem claro é que o narguilê em si, sendo utilizado da maneira correta com fumo com aroma de frutas, melaço e aromatizantes, já é prejudicial à saúde. Portanto, a utilização com qualquer produto que não seja o usual é pior ainda. ´´O Ministério da Saúde, acredito eu, foi pego de surpresa com um produto que é totalmente novidade nos laboratórios de estudos aqui do Ocidente. Então não existe legislação que fale sobre o uso de arguiles, pois as pesquisas começaram a apresentar seus resultados recentemente através dos alertas da OMS. Enquanto isso, todos os dias surgem diversas novas receitas, feitas de forma desmensurada e inconsequente no que se refere ao uso de arguiles. O resultado disso, iremos constatar nos próximos anos´´, afirma.
    Sabongi explica que o arguile tem como origem o Oriente. Uma das versões é a de que teria sido inventado na Índia do século 17, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa.
    As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo. Com o desenvolvimento das civilizações e as expansões territoriais, o arguile, já similar ao que conhecemos hoje com base de cerâmica ou porcelana e corpo de metal, começou a ser divulgado, e trazido junto com especiarias como cravo e canela.
    Existem diversos tamanhos de arguile e os preços variam de R$70 a R$100. Os mais sofisticados variam muito de preço. ´´É bom lembrar que no início deste modismo todo, um arguile comum custava em média R$400 no Brasil. Após a chegada de tantos containers desta mercadoria e seus apetrechos, o custo caiu sensivelmente´´, revela.
    ´´É conveniente ressaltar que os hábitos dos povos orientais são completamente diferentes dos nossos. O que pode ser bom para eles, não necessáriamente se encaixa para nós. Fumar arguile nos países árabes é comum nas ruas, nos bares, nas casas e em ocasiões especiais. A preocupação governamental com a saúde nestes países não leva ao grande público, dados importantes para a sua manutenção e consequências da falta de cuidado´´, argumenta. ´´A força da comunicação e da mídia nestes países é infinitamente menor do que no Ocidente. Você não encontra anúncios de prevenção contra muitas doenças e a infra-estrutura sanitária de todos eles deixa muito a desejar. Logo, negligencia-se muito o que diz respeito aos cuidados com a saúde´´, conclui.

  • quarta-feira, 10 de julho de 2013

    Resumo da história do Narguile

    A história diz que os arguiles grandes ficavam localizados do lado de fora da casa, na calçada, e apenas a mangueira ia para dentro. Diz a lenda/tradição que quando um viajante passava por uma casa na qual havia um arguile na porta, ele poderia entrar e seria sempre bem-vindo. Teria água e pão sempre lhe esperando em uma mesa posta, além de um local para descansar de sua peregrinação/viagem. O viajante sentaria com a família para fumar o arguile e conversar sobre a viagem. Depois ele seguiria sua viagem deixando suas histórias e levando a lembrança do sabor do arguile

    Acessórios para Narguile

    Acessórios úteis para narguilé


    Você já tem um narguile, ele funciona muito bem, fumaça agradável, sabe como limpa-lo, guarda numa sacolinha para não ficar tudo espalhado, e está tudo bem. Mas convenhamos, que tudo que é bom, tem como melhorar. Pensando nisso, resolvemos fazer um post com dicas de acessórios úteis que ajudarão sua sessão ficar ainda melhor, e seu narguile mais top ainda.

    Aqui vai uma lista desses itens que incrementam seu narguile:


    1) Abafadores:
     Os abafadores são um item que, para alguns, é considerado indispensável para uma boa sessão. Além de barrar o vento quando a sessão ocorre em lugares abertos, também concentram o calor, aumentando a duração e até podendo ser utilizado menos carvão.

    2) Malas, maletas, e mochilas:
    Alguns narguiles não vem com uma mala específica e afim de gastar menos dinheiro, alguns narguileiros costumam guardar seu narguile em malas não especificas ou sacolas, o que não é aconselhável. Há uma variedade de maletas e mochilas, com diversos tamanhos, que se adequam a basicamente todos os tipos de narguile. Além de aumentar a proteção do narguile, dificultando a quebra, pode ser usada também para guardar essências e transportar seu narguile para festas e outros lugares.


    3) Difusor (Heba Difuser): 
    Os difusores não são muito conhecidos, mas tem uma função básica. Diminuir as bolhas e melhorar o contato com a água, facilitando a inalação e melhorando o gosto do fumo. São colocados na ponta da haste do narguile, em contato com a água.


    4) Ice Hose:
     É de agrado de muitos narguileiros tentar sempre deixar a sessão mais refrescante, colocando gelo na água e usando essencias mais ”geladas”. Existem algumas mangueiras, como a Mya Freeze, que já vem com esse acessório, mas também pode ser comprado a parte (como no caso a Mystique Hookah Ice Hose). A função principal da piteira de gelo, como dito antes, é refrescar a fumaça, dando uma sensação de refrescancia.


    5) Maçaricos e Fogões Elétricos:
     Como dito aqui antes, para uma melhor sessão de narguile, o carvão mais aconselhável é o de coco, como CocoNara. Porém, para acender esse tipo de carvão, precisa de um maçarico mais forte ou até mesmo um fogo elétrico pequeno (que custa em torno de 40 reais), por ser mais difícil de acender. Não é muito caro, e é um acessório indispensável para tornar a ação de acender um carvão muito mais prático e rápido.

    6) Base Protector: 
    Como o nome já diz, esse acessório protege a base do seu narguile, impossibilitando de ser derrubado (como acontece muitas vezes). Aderente a superfície  o base protector gruda e não possibilita do narguile ser arrastado ou derrubado.


    7) Hookah Foil Puncher:

    Poupe seu tempo furando cada um dos furinhos no papel alumínio  Esse acessório fura todos os furos de uma vez só para você, facilitando muito na hora de montar seu narguile.

    terça-feira, 9 de julho de 2013

    Funcionamento de um Narguile

    FUNCIONAMENTO

    Funcionamento
    O funcionamento do narguile é simples, quando se aspira o ar pelo tubo, reduz-se a pressão no interior da base, isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pelo tabaco, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser aspirada pelo usuário. O mais usual é que a fumaça não seja tragada.

    A seguir uma imagem que demonstra como funciona o narguile, o que é cada coisa e os mal que podem causar entre outras coisas:

    segunda-feira, 8 de julho de 2013

    Preparando um narguile


    MANUAL DE COMO PREPARAR O NARGUILE ( PASSO A PASSO )
    1- Coloque a água na parte de vidro só para que ela cubra o tudo de metal com dois dedos de água, nem mais, nem menos.

    2- Eu não gosto de misturar nada na água (araq, vodca, coca-cola, etc.) para não interferir no gosto do fumo, porém gelo é sempre bem vindo, para que a fumaça venha mais refrescante.

    3- A arguile deve estar sempre bem vedada, ou com todas as borrachinhas de vedação no local certo, ou então com pedaços de pano úmido em todo lugar por onde possa estar vazando ar.

    4- A mangueira deve estar sempre limpa, mas não se deve usar água, pois ela é feita de couro por dentro. A pessoa pode usar uns arames felpudos para enfiar na mangueira, ou simplesmente assoprá-la com bastante força.

    5- Na hora de colocar a essencia no recipiente de barro, a pessoa deve ir colocando a essencia em pequenos pedacinhos, pouco a pouco, e sem nunca apertar ou amassar a essencia, pois quanto mais “soltinho” ele estiver no pote, mais o ar quente vai circular lá dentro. Não encha o pote até a boca de essencia, justamente pro papel alumínio não amassar a essencia quando for colocado. Se o papel alumínio nem encostar na essencia, melhor ainda.

    6- Coloque o papel alumínio de forma que ele fique bem reto e liso onde ele cobrir o pote com a essencia, e faça os furinhos com palito de dente, mas sem enfiar muito o palito, para os furos não ficarem muito grandes. Cerca de vinte furos já é o suficiente. O primeiro furo deve ser feito de baixo pra cima (enfiando o palito por baixo do pote de tabaco, e deixando-o atravessar o papel alumínio lá em cima). Os outros podem ser feitos normalmente, de cima pra baixo.
    7- NÃO PODE usar carvão normal de churrasco , DEVE-SE USAR  carvão especial para arguile (que dão bem menos trabalho pra acender), mas em qualquer situação, há três coisas importantes: o carvão ideal é aquele mais ou menos do tamanho de uma azeitona grande quando ele for colocado no papel alumínio; o carvão quando colocado deve estar TOTALMENTE em brasa (de forma que não se veja nele NENHUMA parte preta, ele deve estar totalmente avermelhado); o carvão deve ser colocado não no centro do papel alumínio, mas nas bordas. Se a fumaça estiver vindo fraca mesmo após tentar puxá-la por uns cinco minutos (A ESSENCIA demora até começar a queimar), coloque outro pedaço de carvão, na borda oposta àquela onde o primeiro carvão estava.

    8- Fumar arguile não é como fumar cigarro, simplesmente acender, fumar e pronto. A arguile deve ser fumada de forma especial, ou com os amigos, ou sozinho, refletindo. É importante estar em um ambiente de temperatura agradável, ter alguma coisa coisa que se goste para beber (pode ser suco, refrigerante, bebida alcóolica), enfim, estar confortável e relaxado.
     
     
     
    “Sento-me sozinha, sob a sombra de uma árvore, e fumo arguile

    Eu continuo indefinidamente, e me sinto agonizantemente feminina, e audociosamente masculina, ambos ao mesmo tempo

    Enquanto eu gentilmente aloco meu lábios no bocal de madeira e sugo a fumaça, eu ouço o borbulhar da água embaixo, e assisto aos carvões responderem com uma chama acanhada

    Elas falam comigo em tom de provocação, e o fazem de forma tão simples e calma, que não precisam fazer ruídos para exigir

    Porque no seu silêncio jaz o poder da explícita persuasão

    E só Deus sabe como há muito eu tenho sido persuadida

    Persuadida pela arguile, e o seu sabor que inesperadamente toma conta do meu ser.”

    Mona Hamze
    Washington, DC
    Em algum tempo nos anos 80
     

    sábado, 6 de julho de 2013

    FUMOS: COMPOSIÇÃO, ARMAZENAMENTO, MISTURAS E DICAS

    FUMOS: COMPOSIÇÃO, ARMAZENAMENTO, MISTURAS E DICAS

    Image
    O fumo é algo necessário para se fumar narguile, e com o tempo, é natural que o narguileiro vá aprimorando suas técnicas de armazenamento, e vá por própria experiencia vendo qual as melhores marcas de fumo, e também criando seu próprio gosto. O fumo de narguile é composto por 4 coisas:
    1. Glicerina: a glicerina, de origem vegetal, é colocada basicamente para evitar a queima rápida do fumo. Porém, não é quanto maior a quantidade de glicerina, maior a duração. Assim como pouca quantidade de glicerina o fumo não fica bom, pois queima muito rápido, com muita quantidade de glicerina o fumo fica muito seco, o que também leva a queima rápida. Portanto, o fumo deve ter uma quantidade parcial de glicerina, o suficiente para melhor a qualidade da sessão.
    Image
    2. Tabaco: Algumas pessoas pensam que quanto mais tabaco, mais escuro o fumo. Isso é um mito, já que o tabaco, por ser produzido em diferentes partes do mundo, tem diferentes qualidades. Certos tipos de tabaco são mais escuros, outros mais claros. Alguns são mais fortes, outros menos. Tabaco é o nome popular que se da a Nicotina, portanto, não pense que nos fumos de narguile não contém nicotina. Até existem fumos sem nicotina (como a Soex), porém a grande maioria possui sim nicotina. Dependendo do tipo de tabaco usado no fumo, ele dura mais ou menos, pois cada tipo de tabaco é menos ou mais sensível ao calor.
    • Tipos de Tabaco: Existem três tipos de tabaco.
    1. Lavados: A lavagem ocorre com água fria, mas também pode-se usar vinagre ou um ácido que neutraliza a nicotina. A nicotina é solúvel em água, assim não é necessário muitas lavagens quando a água está bem limpa.
    2. Não lavados:  A quantidade de nicotina nas embalagens (0.05%) é oque indica que o tabaco é lavável  Quando o tabaco não é lavável essa porcentagem é de 0,5%. Os sabores variam de um fumo lavado para um não-lavado, pois lavado não absorve tanto o sabor no fumo. Já o fumo não lavado tem mais sabor mas pode ter leve gosto de tabaco.
    3. Herbal: O herbal são feitos os fumos sem nicotina, pois são feitos de folhas de chá. Também há diferença de gosto, o cheiro e gosto não são necessariamente parecidos.
    Image
    3. Mel: O mel é usado na mistura com a essência, que dá melaço ao fumo, mantendo o seu gosto. Normalmente os fumos que tem mais melaço duram mais que os menos melados (menos melaço), mais isso depende também do tabaco usado.
    4. Essência: A essência é o que dá gosto ao fumo, quando misturada ao mel forma o melaço.
    Image
    Armazenamento do Fumo: 
    Muitos narguileiros não se preocupam com essa parte, nem se quer sabem que é necessário um bom armazenamento do fumo para preservar sua qualidade e para manter seu sabor. Um pacote de fumo tem vida útil de 2 anos, porém quando aberta, se armazenada corretamente, de 6 meses. O idela para se armazenar corretamente seu fumo já aberto é em embalagens do tipo Tupperware, numa temperatura ambiente e sem qualquer contato com a luz solar. A exposição a luz solar direta, e ao ar, seca o fumo, alterando sua validade (portanto, qualidade).
    Misturar Fumo: 
    Como já dito antes, existem inúmeros gostos de fumos de narguile, com inúmeros sabores de essência, o que facilita a qualquer pessoa apreciar um bom gosto na hora de fumar narguile, porque há uma grande variedade, para todos os gostos. Não cabe a nós, do Narguile Life dizermos qual sabor é melhor, porque é algo muito pessoal. Porém, uma boa dica é a mistura de sabores. As vezes, não gostamos de uma essência sozinha, mas ao misturar com outra essência acaba acontecendo uma boa mistura, deixando o sabor agradável. Procure sempre misturar sabores que combinam, como melancia com menta, banana e canela, morango e kiwi, baunilha com cereja. A maioria dos sabores misturam muito bem com Menta, então pode apostar em uma grande variedade de misturas com essa essência. (Já existe inclusive uma essência que tecnicamente é uma mistura – chocomenta).
    Lave você mesmo o seu fumo:
    Muitas pessoas acham que se lavar o fumo e tirar o melaço irá se perder o gosto da essência (já que o melaço é responsavel a manter o gosto da essencia ao fumo), porém, o melaço faz isso enquanto o fumo está em sua embalagem até chegar na sua casa. Ao lavar o fumo (a quatidade que irá usar, coloque na mão para lavar) você tira o melaço porém não irá retirar o gosto. O ponto negativo, de fato, é que o fumo queimará mais rápido, porém, o gosto será mais fiel a essência ao se fumar. Portanto, ao lavar o fumo você queima ele mais rapido, mas enquanto fuma, o gosto é melhor.

    Mito ou Verdade ?!

    Fumar narguilé equivale a consumir fumaça de cem cigarros, diz Inca

    Quase 300 mil brasileiros usam narguilé, diz Instituto Nacional do Câncer.
    Número equivale à população da cidade do Guarujá, no litoral de SP.

    Do G1, em São Paulo
    38 comentários
    Pessoas fumam narguilé, cachimbo oriental que exala fumaça equivalente a cem cigarros (Foto: Arquivo/AFP)Pessoas fumam narguilé, cachimbo oriental que em uma hora produz fumaça igual a cem cigarros (Foto: Arquivo/AFP)
    Participar de uma sessão de fumo de narguilé por uma hora equivale a consumir cerca de cem cigarros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A informação faz parte de uma série de dados divulgados pelo instituto sobre o produto nesta quarta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.
    Além de incluir 4,7 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, o fumo do narguilé, um tipo de cachimbo oriental, possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas, de acordo com o instituto.
    Quase 300 mil pessoas em todo o país consomem o narguilé, segundo a Pesquisa Especial sobre o Tabagismo (PETab), realizada pelo Inca junto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, contabilizado em 2008, equivale a uma cidade do tamanho do Guarujá, no litoral de São Paulo, também segundo dados do IBGE.
    O pneumologista Ricardo Meirelles, da divisão de controle do tabagismo do Inca, ressalta que o uso de água no recipiente do narguilé proporciona uma sensação agradável aos usuáros, mas que mascara a quantidade de toxinas inaladas.
    A presença da água "faz com que se aspire ainda mais a fumaça, dando a impressão que o organismo fica mais tolerante, o que é errado", pondera Meirelles em nota enviada pelo Inca.
    Em uma hora, uma pessoa chega a dar mil tragadas em um narguilé. O processo gera uma fumaça inalada igual a uma centena de cigarros comuns ou mais, segundo o pneumologista.
    Estudantes
    Entre os estudantes de cursos de saúde, uma pesquisa aponta que mais de 55% dos que declararam ser fumantes de produtos de tabaco além do cigarro comum admitiram usar o narguilé. O número sobe para 80% se for considerada só a cidade de São Paulo, segundo o estudo.
    Realizado em três capitais (São Paulo, Brasília e Florianópolis), o levantamento mostra que a situação do fumo entre universitários na área de saúde é preocupante, segundo o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.

    sexta-feira, 5 de julho de 2013

    Como importar

    COMO IMPORTAR




    • Onde comprar
    Nos sites na lateral de nosso site são nossos parceiros. Todos são confiáveis e tomam todo o cuidado necessário para sua compra a fim de evitar problemas.
    Faça seu cadastro (sem acentuação para evitar erros) na loja desejada, coloque os produtos que quiser no carrinho.
    (pra quem não entende nada de inglês, usem o tradutor do Google para ter noção do que está escrito (somente para ter noção, geralmente os tradutores não são tão eficientes).

    • Escolha de frete
    No caso de produtos de tabacaria utilize o método de envio pela USPS (United States Postal Service, são os correios dos EUA).
    Utilize a modalidade Priority Mail, pois nessa modalidade você receberá um codigo de rastreio internacional que pode ser visualizado no site dos nossos correios.
    Jamais utilize Express Mail pois além de ser muito visado no quesito taxação de impostos, se sua encomenda conter tabaco, você pode ter sua compra devolvida ao remetente (é proibida a importação de artigos de tabacaria).
    Algumas lojas não calculam o frete corretamente(o valor do frete fica um absurdo ou extremamente barato), nesse caso você deve entrar em contato com o vendedor e pedir por email para que ele recalcule (utilize o link de contatos da loja). Exemplo: HookahJohn calcula frete somente para os estados dos EUA, peça calculo para frete internacional por email ou conclua a compra. Ele vai debitar do cartão de crédito somente se estiver de acordo.
    Recomendo pedir calculo de frete somente se tiver real interesse de compra, algumas pessoas só ficam simulando e pedindo calculo diversas vezes  e o vendedor acaba se aborrecendo e depois demora pra responder em caso real de compra.

    • Pagamento
    A maioria dos sites aceita Cartão de Credito Internacional que é a forma mais simples de fazer um pagamento, mas existem lojas que aceitam Paypal (que funciona como o PagSeguro UOL, MoIP e PagamentoDigital e MercadoPago, que são intermediadores. Se não te enviarem a encomenda, você abre uma disputa e eles te devolvem o dinheiro).
    nt: Algumas lojas estão se recusando a aceitar Cartões de Credito Internacional dos brasileiros(e infelizmente até proibindo a compra com qq outra forma de pagamento) devido a alta taxa de problemas que eles tem tido devido aos pilantras que se utilizam de cartões clonados, roubados e até fraudes.Infelizmente os honestos pagam pelos pilantras e ficam até impossibilitados de comprar ou sofrem com uma serie de tramites burocraticos para pagar suas compras.
    O site da 5starhookah de propriedade do Alex e da Mary tem como regra na primeira compra a solicitação de algumas copias de documentos e do CC para fins de conferencia de dados. Isso ocorre da seguinte maneira: os docs enviados são confrontados pela entidade bancaria do Alex com a operadora de CC do comprador, caso tudo esteja em ordem é emitida uma liberação pela entidade bancaria para fins de concretização da negociação, isso demora alguns dias(uma média de 10 dias, mas pode variar para mais ou menos dependendo da resposta da operadora de CC do comprador responder mais rapido ou não) evite enviar um monte de email tentando acelerar a negociação pois isso independe do Alex e por fim causa até irritação !!
    Isso ocorre na primeira compra e as proximas são mais faceis, a decisão de enviar os docs solicitados é sua, então não adianta reclamar !!
    Se você não tem paciencia pra aguardar aprovação ou não, do seu pagamento via cartão de credito, recomendo que faça pagamento via Western Union, basta enviar o codigo mtcn com os dados do depositante e aguardar o codigo de rastreamento da encomenda (veja abaixo como fazer pag via WU), ou comprem de outra loja. 
    Não há como parcelar compras internacionais.
    Existe o método de pagamento via Western Union, é um método para envio de dinheiro para manutenção de residente no exterior, é proibido fazer pagamento de compras por esse método, mas para que possa ser feito você tem de dizer que está enviando dinheiro para um amigo.
    Peça o Nome completo e endereço do vendedor para que possa fazer o envio do dinheiro via WU.
    Pode ser feito em postos da WU, casas de cambio autorizadas ou utilizar uma conta no Banco do Brasil ou Bradesco, somente algumas agencias fazem isso, informe-se para saber quais (não precisa necessariamente ser no seu nome mas o titular deve estar presente para fazer a transferencia) basta se dirigir a qualquer agência e fazer o processo. Caso não tenha, vá a agência WU ou autorizada munido dos seguintes documentos:
    • RG
    • CPF
    • Comprovante de Residência
    Tem tambem um esquema por telefone , mas não sei como proceder , então entrem em contato pelo 0800 da WU e se informem!!
    Existe uma taxa e impostos que são cobrados para efetuar envio de dinheiro nessa modalidade.
    O valor em dólares será convertido no ato da remessa (cotação do dia) e adicionado os impostos. Será lhe passado um código chamado MTCN que você deve repassar para o vendedor, juntamente com o nome de quem fez a transação.
    Western Union geralmente é o método utilizado para fazer compras no HookahJohn, salvo raras exceções que também aceitam essa modalidade.
    Para maiores informações sobre remessa de valores ao exterior e calculo do valor da taxa sobre determinado valor, entre em contato com o SAC da Western Union tel 0800 707 9330.

    • Rastreando sua encomenda
    Após pagar, aguarde alguns dias até que a loja te envie um email ou você deverá checar na página da loja fazendo o login e vendo seu pedido. Eles te mandam/colocam no pedido o seu código de rastreio que normalmente ele começa com CJ e termina com US.
    Exemplo: CJ9999999US
    Para rastrear sua encomenda, entre no site dos Correios, e coloque no campo “Rastreamento de Objetos” o seu rastreio com 13 dígitos. Caso ainda não seja rastreável, aguarde alguns dias, pois só é quando chega no Brasil.
    Para facilitar a vida de muita gente, criaram os sites: Muambator e o EncontreSeuPacote. Em todos você se cadastra e cadastra suas encomendas(nacionais e/ou internacionais), e a cada alteração ele te manda um email e/ou DM (Direct Message) no Twitter (precisa seguir os caras no twitter).
    Para quem possui celular com Android, também há um aplicativo chamdo Muamba Tracker, para o Muambator e o EncontreSeuPacote que funciona como o site e te avisa quando o objeto foi atualizado.
    Existe também uma extensão para o Google Chrome, o REC – Rastreamento de Encomendas dos Correios.

    • Observações
    Normalmente pedidos declarados com valores abaixo de US$50,00 (que tornam isento de impostos de importação) e Gift (presente) são acatadas pelos vendedores pois apesar de ser contra o “certo” para não dizer outra palavra, as vezes englobam alguns problemas.
    Gostaria de esclarecer pra galera o seguinte, como compradores queremos todas as garantias possiveis, mas para que isso seja possivel temos de aceitar certas coisas, tipo a declaração abaixo de US$50,00 e Gift é um procedimento ilegal para os vendedores, mesmo que algum o façam, mas isso engloba uma serie de problemas caso haja extravio da mercadoria. Vou tentar explicar:
    Se por acaso ocorrer o “extravio” aqui no Brasil, infelizmente devido ser declarado como Gift e abaixo de US$50,00 você corre o risco de ficar na mão, pois o seguro de carga da USPS só vai cobrir a despesa de envio e o valor declarado. Nesse caso você tem que estar ciente que pode perder todo seu dinheiro e estará assumindo esse risco se pedir desse modo.
    Uma declaração abaixo de US$50,00 não é garantia de passar batido sem imposto, a RF pode taxar sobre qualquer valor se desconfiar do valor muito baixo na declaração (têm acontecido de taxarem sobre US$200 no caso de Arguiles e as vezes adicionam + icms do seu estado, podendo chegar a US$500).
    As vezes é melhor pedir uma declaração de US$60 pois mesmo sabendo que você será taxado sobre esse valor, as chances de ter a encomenda “extraviada” aqui no Brasil são menores, mas aí é questão de por na balança e ver os prós e contras. (se você fizer uma compra de US$500,00 (limite permitido legalmente) talvez seja mais prudente pagar imposto sobre os US$60,00 declarados que correr um risco de prejuízo).
    Infelizmente a própria USPS alerta os vendedores que ocorrem muitos problemas aqui no Brasil de extravio e roubo, então se você quiser 100% de garantias peça o real valor na declaração, mas isso tornará sua compra extremamente cara pois 60% de imposto é um valor que recai sobre a declaração da nota junto com o frete.
    Ser ou não ser taxado quando a declaração for Gift e menos de US$50,00 é uma questão de sorte, então não adianta ficar perguntando qual é o melhor meio de pedir a declaração, você tem que escolher a que você acha melhor para seu bolso ou jogar na loteria e tentar a sorte !

    • Como funciona o sistema de taxação de impostos no BR
    Valor declarado inferior a US$50 – Isento (na teoria seria isso mas na pratica tem uma certa diferença, pois taxam quando desconfiam de valor abaixo do real).
    De US$50 até US$500 – 60% de imposto sobre o valor declarado na nota + frete.
    De US$500 até US$3.000 - Importação comercial, precisa de despachante aduaneiro e toda uma serie de documentos (se informe com os correios, eles tem o Importa Fácil que faz o desembaraço) – 60 % de imposto + ICMS que varia de estado a estado, além de encargos com despachante aduaneiro e frete e uma burocracia que só se resolve pagando muita coisa e tendo muita paciência.

    • Recebimento da encomenda
    Se você não for taxado, receberá em sua casa como se fosse uma encomenda Sedex ou PAC.
    Se for taxado você recebera um telegrama informando aonde você deve retirar a encomenda (agência própria dos Correios mais próxima da sua residência onde há possibilidade de retirada no balcão).
    Caso não queira esperar o telegrama e já viu no rastreio “Aguardando Retirada”, pegue no site dos correios o numero de telefone da agência, e com o código de rastreio em mãos você pede informação sobre o valor de imposto a ser pago (só pode ser pago em dinheiro) ou aguarde a carta com o valor que chegará em sua residência solicitando a retirada.
    Vá ao correio, pague e retire sua encomenda.

    • Imposto muito alto?
    Se sua encomenda for taxada sobre um valor muito acima do real, você pode pedir revisão de valor a RF e nesse caso você deve ter o comprovante do Cartão de Crédito para provar quanto foi gasto.
    A RF vai analisar e refazer os cálculos, mas se você comprou US$300 de produtos e a RF te taxa sobre 200, nesse caso não compensa pedir revisão pois vai aumentar o valor.
    Só o faça se por acaso o valor que a RF impor for maior que o valor real que você pode comprovar. Exemplo seria uma compra de US$200 ser taxada sobre US$500, na revisão você vai pagar imposto sobre os US$200.
    Caso nenhum desses métodos te agradem, você pede devolução da mercadoria ao remetente e tenta a sorte novamente pedindo novo envio ao vendedor, mas nesse caso você vai pagar o frete novamente ou solicitar devolução do valor pago (geralmente existe um decrescimo de 15% do valor total).
    Uma dica legal é sempre que comprar fumos, pedir pro vendedor não declarar nada com a palavra tabaco (tobacco), pois a legislação brasileira proíbe importação de produtos de tabacaria.
    Antes de finalizar qualquer compra é sempre bom esclarecer todas as duvidas com os vendedores, só então você finaliza e dá OK na transação!!
    Boas compras !